Saiba como deixar sua casa mais segura e econômica usando a tecnologia da automação residencial
solucoes

Saiba como deixar sua casa mais segura e econômica usando a tecnologia da automação residencial

Sem tempo?

Vivemos a era da tecnologia, onde tudo está cada vez mais moderno, interativo e ao alcance das nossas mãos. O que parecia ser distante, coisa de filme de ficção científica, já pode ser considerado até “normal” para a nossa realidade atual. Como por exemplo, ter um “mordomo” virtual que realiza inúmeras tarefas – desde nos informar sobre as notícias do dia, ajustar a temperatura do ar condicionado até pedir uma pizza, por exemplo -, só acontecia em filme de super-herói.

Pois é, isso já existe e está presente em vários lares e empresas pelo mundo. Agora, imagine essa tecnologia instalada nas paredes da sua casa, em seus eletrodomésticos e tudo sendo monitorado e controlado pelo seu smartphone. O nome disso é automação residencial e neste post você vai entender melhor o que é e o que é preciso para transformar seu lar em uma casa do futuro!

O que é automação residencial?

A automação residencial pode parecer um tanto quanto complexa à primeira vista, mas é muito mais simples do que você imagina. O conceito de uma smart home é uma casa inteligente, que concede autonomia a alguns itens e tarefas que antes precisavam ser executados pelo morador (ou dependiam dele), através de comandos, programações e agendamentos de forma automática.

Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas com biometria e temporizadores são alguns exemplos. Acender a luz, desligar eletrodomésticos e até ajustes de iluminação e climatização podem ser tarefas realizadas pela automação residencial.

Em outras palavras, a automação residencial integra todos os sistemas eletrônicos da sua casa (ou empresa) para que eles funcionem como um só, de acordo com os seus hábitos, necessidades e preferências, tudo controlado e monitorado pelo smartphone ou tablet. Isso é otimizar o seu tempo com conforto, tranquilidade e segurança.

É um conceito relativamente antigo. Desde os anos 70, a automação residencial vem sendo desenvolvida, mas só recentemente, com o advento da internet, ela pode ficar mais acessível e refinada, permitindo que o morador gerencie os dispositivos e aparelhos conectado através do aplicativo de automação ou até mesmo de um assistente de voz ( Google Home ou Alexa )

Você pode controlar o sistema de automação residencial através de vários dispositivos. Por exemplo:

  • App no smartphone;
  • Interface web;
  • Teclados de parede;
  • Displays touch screen;
  • Comando de voz;
  • Dispositivos como Echo (Alexa), Google Home ou Google Nest.

Tipos de automação residencial

A automação residencial abrange inúmeros aspectos de um projeto. Suas principais áreas vão de controle de iluminação até sistemas de proteção. Vejamos como ela abrange alguns deles:

Iluminação:

Uma casa (ou empresa) automatizada pode reduzir consideravelmente os custos de energia. Utilizando automação residencial para que isso seja possível, é possível personalizar o ambiente tornando o controle de luzes para que acenda somente o necessário e quando necessário. Em residências, elimina o hábito de esquecer luz acesa em um cômodo, enquanto em empresas, garante que determinadas luzes sejam acionadas apenas ao escurecer ou quando detectar movimentos.

Controle de acesso:

Graças aos sistemas de acesso, é possível monitorar o fluxo de pessoas que entram e saem de um local utilizando o mais sofisticado sistema de reconhecimento facial e/ou controle por biometria. Esse tipo de sistema não está presente apenas na automação residencial, mas também em empresas, escolas, indústrias, hospitais, entre outros.

Sistemas inteligente de janelas e esquadrias:

A aplicação para janelas inteligentes pode influenciar até na ventilação do ambiente. Quando se combina a ventilação automática e trocadores de calor à janelas sustentáveis que ventilam fechadas, o sistema traz ar fresco para casas e apartamentos 24 horas por dia. Utilizando sensores que detectam quando a umidade do ambiente está alta ou o nível de oxigênio está baixo, de forma independente, este sistema controla tanto a intensidade quanto a duração das fases de ventilação de forma totalmente autônoma graças a automação residencial.

Integração e controle de sistemas:

A integração de todos os sistemas em um só aplicativo por automação residencial, aumenta a otimização do tempo e oferece mais comodidade e conforto. Ar condicionado, cortinas, cental multimídia e iluminação costumam ser sistemas independentes em uma casa. Integrar tudo isso permite que você controle e monitore todos os sistemas através de um smartphone.

Sistema de proteção:

Sensores de movimento ou arrombamento,  um sistema de automação residencial oferece soluções integradas de proteção a tentativas de invasão a residências (ou empresas). Por exemplo, sensores de força instalados em portas e janelas, detectam a tentativa de arrombamento que ativam o fechamento das persianas e emitem alarmes de som enquanto acionam a chamada de emergência para as autoridades locais.

Estes são exemplos de alguns dos principais tipos de automação residencial. Para conhecer outros ou maiores detalhes técnicos, você pode entrar em contato com nossos especialistas através do Whatsapp clicando aqui.

O que é preciso para fazer automação residencial?

Como mencionamos anteriormente, a automação residencial se dá pela integração de aparelhos e dispositivos conectados através de uma rede própria chamada de Zigbee. Então, mesmo sem internet todas as tarefas dentro do imóvel podem ser executadas.

Com este protocolo Zigbee) podemos automatizar todos os ambientes, mesmo que não tenham infraestrutura para automação prevista.

Para acessarmos o ambiente automatizado a distância precisamos ter uma boa conexão de internet (permitindo movimentar o ambiente de onde você está)

O que pode ser feito numa casa automatizada?

Muita coisa! Uma automação residencial permite que vários itens, irrigação do jardim, comandos de piscinas, spas, iluminação, as possibilidades são infinitas.

Um das coisas mais importante a se saber se tratando de casas inteligentes é que você pode controlar e monitorar toda a automação dos aparelhos do seu lar de forma remota, em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Separamos uma breve lista de itens que podem ser automatizados em uma residência. São eles:

●     Todo o sistema de iluminação de uma residência.

●     Sensores de presença.

●     Controle e segmentação de temperatura por ambiente.

●     Aquecedores de banheira e/ou piscina.

●     Janelas, cortinas e persianas (desde que sejam motorizadas).

●     Sistema de home theater.

●     Fechaduras digitais

●     Sistema de irrigação para jardins.

●     Sensores de vazamento de água que desligam o registro geral

●     Sensor de fumaça.

Benefícios da automação residencial

Implantar um sistema de automação residencial em sua casa pode ser o melhor investimento que você irá fazer em anos! A princípio, pode parecer caro, mas você vai ver como vale a pena!

Além da comodidade e conforto que já se recompensam por si só, segurança, economia e sustentabilidade também são algumas das recompensas da automação residencial.

Veja os porquês:

Aumenta a segurança:

Talvez este seja o principal motivo pelo qual as pessoas buscam automatizar a automação residencial. A proteção do seu lar e da sua família é imensamente importante. Por isso, com sistemas de casa inteligente, você pode monitorar à distância tudo o que acontece dentro e fora da sua casa.

Câmeras de segurança, alarmes e sensores podem ser checados e permitir que você saiba exatamente tudo o que está acontecendo em tempo real.

Alguns sistemas de automação residencial podem ser programados para identificar vazamentos de água, gás e até problemas na rede elétrica.

Economiza energia:

Existem alguns dispositivos na automação residencial que gerenciam o consumo de energia através de termostatos inteligentes e outros sensores. Configurando a utilização de eletrodomésticos e iluminação, com sistemas automatizados você pode reduzir drasticamente o consumo de energia e, assim, evitar o desperdício.

Seja acionando ou desligando uma lâmpada à distância ou desligando o ar condicionado quando você deixar o ambiente, o racionamento de energia fica muito mais eficiente com automação residencial.

Conveniência:

Imagine quanto tempo você poderia dedicar a lazer, estudo ou tempo com a família se não tivesse que executar atividades banais como preparar um café, descer do carro para abrir o portão da garagem, ou pedir uma pizza para entrega? Com o uso da chamada “internet das coisas” é possível programar a cafeteira para preparar um café, o ar condicionado ligar, seu assistente de voz pedir uma pizza online e o portão da sua garagem se abrir equanto você ainda estiver se aproximando da sua casa através do GPS do seu carro ou celular.

Não é demais?

Automação residencial: Quanto custa?

Um projeto de automação residencial muitas vezes é encarado como custo, quando na verdade é um investimento. A princípio, tudo vai depender do quão “inteligente” você quer que sua casa seja. É possível automatizar ambientes específicos, como também a casa toda por um valor bem acessível.

Além do mais, esse valor é muito compensador se comparado ao dinheiro que você vai poupar quando sua casa já estiver automatizada. O investimento com uma automação residencial pode ser a partir de R$ 7 mil e ir aumentando gradativamente de acordo com os itens que você adicionar.  Um pacote para uma área social com, cortinas, ar condicionado, controle do sistema de som e TV e iluminação pode sair a partir de R$ 15 mil.

Uma conta muito simples pode ser feita para calcular o custo-benefício: quanto vale sua paz de espírito? Com a automação residencial você deixa de se preocupar com algumas minúcias que podem ser facilmente administradas remota e automaticamente graças a seu sistema de automação.

São pequenas preocupações isoladas que, juntas, tomam espaço na sua agenda, tempo da sua rotina e causam stress – sem falar nos vários fios de cabelos brancos!

Poder sair para trabalhar e deixar as crianças e os pets em casa, sabendo que você pode monitorar todas as suas atividades sem se preocupar com eles mexerem no fogão (pois você cortou o abastecimento de gás pelo hub de automação), ou a entrada de pessoas não autorizadas na casa (porque você tem fechaduras acionadas por biometria), ou poder desligar a luz do quarto que eles sempre esquecem acesa quando vão para a sala brincar é uma realidade em lares com automação residencial.

Entre um orçamento conosco e veja como você pode poupar dinheiro aplicando um sistema de automação residencial na sua casa ou empresa. Clique aqui e peça seu orçamento.

Quer saber mais sobre como deixar seu lar mais seguro e economizar energia com automação residencial?

Só na Sapiens você encontra os melhores profissionais para tirar suas dúvidas e te orientar em seu projeto de automação residencial para, juntos, buscarmos as melhores soluções para suas necessidades. Entre em contato conosco ou fale pelo Whatsapp clicando aqui.

Avalie este conteúdo: post

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Abrir WhatsApp
Precisa de Atendimento?
Oi, estamos Online!
Vamos conversar?