Piso Térmico: Por que colocar é a melhor coisa que você vai fazer em 2022?
termografia de piso aquecido

Piso Térmico: Por que colocar é a melhor coisa que você vai fazer em 2022?

Sem tempo?

Ter um ambiente mais aconchegante não se trata apenas de como ele é decorado ou do quão grande (ou pequeno) ele é. Ambientes com uma temperatura aquecida tendem a passar uma sensação de bem-estar muito maior, tornando nossa permanência muito mais agradável. Sem precisar mexer na iluminação ou abarrotar o lugar com móveis e carpetes – o que pode acumular pó e ser horrível para quem tem alergias -, optar por colocar piso térmico é a melhor maneira de transformar um ambiente frio (literalmente!).

O próprio termo “frio” é usado quando queremos descrever algo sem graça, sem vida ou com ausência de sentimento. Um “balde de água fria” para indicar uma decepção ou dar um “gelo” quando queremos ignorar algo ou alguém. Nós nunca somos “frios” com pessoas das quais gostamos, mas sim, “calorosos”. Como um abraço.

Então, por que não levar esse sentimento de conforto e bem estar para os seus ambientes preferidos sem precisar diminuir os espaços vazios? Aplicar piso térmico é a maneira com maior custo-benefício que você vai encontrar.

Tipos de piso térmico – Qual é o melhor?

Diferentes tipos de piso térmico são recomendados para diferentes tipos de projeto. Para escolher o modelo ideal, é importante conhecer como funciona cada sistema. Existem três tipos de pisos térmicos:

●     Acumulação

O sistema de acumulação (ou de cabos calefatores de contrapiso) é instalado entre a laje e o contrapiso. É o tipo de piso térmico com o aquecimento mais lento (6 graus em 1 hora), pois exige que o material isolante que é instalado sob uma camada de contrapiso seja mais resistente. Sem um isolamento feito com material de qualidade abaixo desse sistema, a eficiência do aquecimento e a durabilidade do piso podem ser comprometidas.

É recomendado para projetos especiais.

●     Superfície

Este sistema é instalado entre o contrapiso e o piso, por isso também pode ser conhecido como sistema de cabos calefatores de superfície ou aquecimento direto. É um sistema que possui uma resposta mais rápida, ou seja, atinge a temperatura desejada em menos tempo. Isso se dá pelo fato de utilizar materiais isolantes de menor espessura e ficar mais próximo do piso. É considerado o sistema elétrico para piso térmico mais tecnológico do mundo e possui o menor consumo se comparado com o sistema anterior.

●     Sistema hidrônico.

Diferente dos sistemas anteriores, o sistema hidrônico não utiliza cabos calefatores, mas tubulação com água quente, geralmente aquecida a gás, lenha, entre outros, o que gera ainda mais economia.

O sistema elétrico (de cabos calefatores) é o tipo mais comum. Por ser compatível com a maioria dos pisos e revestimentos do mercado, seu formato é mais seguro e duradouro do que o outro sistema (hidrônico).

Quais os benefícios do piso térmico?

Além da economia de energia já citada anteriormente, ter um ambiente com piso térmico instalado propaga o calor de baixo para cima, o que, segundo o artigo de B.W. Olesen “Radiant floor heating theory and pratice”, é o modelo de ascensão de calor mais próximo do ideal, que considera, como a região do corpo que mais necessita de calor é a região inferior (pernas e pés), o calor deve ser de baixo para cima, de forma gradativa.

Quando o piso aquecido aquece o ar, esse ar sobe em direção ao teto naturalmente, já que o ar quente é mais leve que o ar frio. No caso de um ar condicionado, por exemplo, a ventilação precisa ser forçada para baixo.

Outro benefício do piso aquecido é que ele é um sistema limpo, silencioso e muito saudável, pois evita a circulação da poeira, prevenindo alergias e a proliferação do mofo, sem ressecar o ar do ambiente.

Piso térmico – Preços

Os valores podem variar de acordo com cada projeto e com o tipo de sistema para aquecimento. Em linhas gerais, podemos dizer que o valor médio do investimento em piso térmico no sistema hidráulico (somente a rede) fica em torno de R$ 140,00 o m², enquanto o piso térmico no sistema de calefatores (elétrico) pronto irá chegar na casa dos R$ 190,00 o m².

Estes valores são apenas projeções que podem sofrer alterações para mais ou menos, dependendo de como uma sua obra foi projetada. A melhor recomendação é que você solicite um orçamento com os especialistas da Sapiens clicando aqui, ou fale com um de nossos consultores pelo Whatsapp clicando aqui.

Quer saber mais sobre como deixar seu ambiente mais aconchegante e econômico com piso térmico?

Só na Sapiens você encontra os melhores profissionais para tirar suas dúvidas e te orientar em seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores soluções para suas necessidades. Entre em contato conosco ou fale pelo Whatsapp clicando aqui.

Avalie este conteúdo: post

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Abrir WhatsApp
Precisa de Atendimento?
Oi, estamos Online!
Vamos conversar?